segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Crumble de Maça

A 1ª vez que vi e comi este doce, até então desconhecido para mim! foi num fim-de-semana com o meu amor passado em Vila Nova de Mil Fontes, terra linda (que por puro acaso também foi a 1ª vez que lá fui! Com 54 anos ainda continua a haver para mim primeiras vezes!!! bom sinal...
À noite, depois de uma tarde muito bem passada...hãhãhã.... enamorados, fomos jantar a um restaurante.
Como sobremesa escolhi o crumble de maça c/ gelado.
Foi um prazer bombástico as 2 texturas (gelado e crumble crocante) misturadas na minha boca...fiquei surpresa e adorei.
Prometi a mim mesma, que nessa semana, em casa, iria procurar na net e faria a receita...
Foi fácil e dificil...Fácil porque a receita era facilíssima de se fazer! o dificil foi escolher entre tantas! Crumble de morangos e banana, crumble de cacau avelã e maça, crumble de maça e groselhas, crumble com framboesas, crumble com marmelos! Uau! um número quase infinito de crumbles!
Comi de maça, é de maça que resolvi fazer, as outras fui experimentando nos intervalos de outros doces.
Aqui vai a receita:
6 maças cortadas aos bocaditos e salpicadas com qb. de sumo de limão e 1 pitada de canela( utilizo muito a maça reineta, mas pode ser qualquer tipo de maça)
100g açúcar
100g manteiga (temperatura ambiente)
200g farinha s/ fermento
Misturar o açúcar com a farinha, juntar a manteiga cortada aos bocaditos e mexer esta massa c/ as mãos, até ficar areada (com torrões).
Num pirex de ir ao forno, escorra e ponha as maças cortadas aos bocaditos, cubrindo com o crumble...
Vai ao forno até a massa estar dourada. Aqui ficou um bocadinho tostada, hehehehe!


Para comer, é acompanhado com gelado, seja de natas ou baunilha. Eu prefiro mesmo gelado de natas.

Sem comentários: