domingo, 30 de setembro de 2007

Bacalhau com broa

Fui à "cozinhadodompaulo" e esta receita cativou-me.
Eu tinha mesmo que fazer bacalhau e só precisava renovar as minhas receitas e por ser tão simples escolhi logo esta. Excelente escolha!!!
Ingredientes:
  • 6 Postas de bacalhau demolhado (utilizei o congelado à venda no Modelo)
  • 1 Kg. de Batatas
  • 3 Cebolas grandes (cá em casa adoram a cebola assada no acompanhamento do bacalhau)
  • q.b. Alhos
  • 2,5 dl de Azeite
  • q.b. Sal
  • q.b. Pimenta grão ralada
  • 1 Pão de broa ( na minha terra diz- se Pão de Milho)
  • q.b. Folhas de louro
Coloque as postas de bacalhau demolhado e "descongelado" numa assadeira de barro, numa cama de cebola cortada às rodelas ou meia-lua e os alhos picados.
Junte o azeite e tempere com o grão pimenta ralada, sal e as folhas de louro, a gosto.
Leve a forno quente a alourar.


Nesta parte, na receita do dompaulo, levava também as batatas junto com o bacalhau a assar; só que eu optei por cortar as batatas em quartos, dei-lhe uma fritada na fritadeira elétrica, temperei se sal fininho e aguardei.
Enquanto o bacalhau foi alourar um pouco no forno, esmigalhei o miolo do pão de milho, juntei-lhe alguns alhos picados e um pouco de azeite, misturei bem.
Tirei o bacalhau do forno, espalhei a pasta de miolo do pão de milho sobre o bacalhau, juntei as batatas aos quartos meio fritas e voltou novamente ao forno a acabar de assar.
Fiz uma salada só de alface para acompanhar

Ops! Esqueci de tirar a foto antes de começarem a pôr no prato!
Não deu tempo, e para conseguir tirar esta, tive que chantagea-los com um doce surpresa.
O bacalhau estava uma delicia. Foi mesmo uma surpresa.

Sem comentários: