quarta-feira, 30 de julho de 2014

Bolo Pudim

Que calor!
Saí do trabalho e fiz uma directa para casa. 
Pus-me em "pelota" e caí na piscina. A água estava tépida,  soube-me bem.
Fresquinha, entrei na cozinha e deu-me logo uma vontade de ligar o forno e fazer bolo!
Se bem o pensei, logo o fiz.
E estava eu preparando a massa do bolo, quando me vem à lembrança, recordações do meu tempo de criança...
Passei grande parte da minha vida de criança vivendo numa quinta, os meus pais eram caseiros numa quinta, pertença da D. Amélia Brás, do grupo Brás & Brás em Lisboa.
Traquinas como eu era! roubava ovos às galinhas, numa caneca juntava o ovo, o açúcar e a farinha, mexia bem e depois lambuzava-me toda com a gulozisse! mas escondida da minha mãe, mas ela apanhava-me sempre, por mais esconderijos que eu arranjasse!!!! 
Claro que depois daquela gulozisse apanhava tareia. Mas nunca aprendia!
Que saudades daquele tempo!!!!
Pus o bolo pudim no forno, liguei logo para a minha mãe a contar-lhe o que eu estava a recordar...
E o bolo no forno....


Ingredientes:

Para o Pudim:
4 Ovos
1 Lata de Leite Condensado
1 lata medida de leite
qb raspa de Laranja
Sumo de 1 Laranja (espremi mesmo com a mão e o resto da laranja comi...hehehehehe)
Juntei tudo e mexi.

Untei uma forma com caramelo líquido.
Deitei o creme  na forma
Levei ao forno a 190 º até o pudim ficar um pouco rijo para depois levar a massa do bolo em cima.

E enquanto o pudim cozia, preparei a massa do bolo:
Ingredientes:

3 Ovos
5 colheres (sopa) de Manteiga 
250g Açúcar
250g Farinha
1 colher (chá) de Fermento pó
0,5 xicara de Leite

Juntei as gemas com o açúcar. Mexi
Juntei a margarina (meio derretida). Mexi
Juntei o leite. Mexi
Depois juntei a farinha peneirada com o fermento. Mexi bem
E por último as claras em castelo. Mexi devagariiiiiiiinho.

Tirei a forma com o pudim no forno. Deitei a massa do bolo em cima  e levei novamente ao forno para acabar de cozer.
180º  +/-  30m.



panelasnofogao.blogspot.com
panelasnofogao.blogspot.com

panelasnofogao.blogspot.com

panelasnofogao.blogspot.com

E assim que este saiu do forno, comecei logo outro...
Estava mesmo precisando destressar!

Sem comentários: