sábado, 28 de março de 2009

Bolinhos Leni

Comprei massa de pão para fazer uns paezinhos de azeitonas com ervas aromáticas e o que sobrasse para fazer umas pizas caseiras... .

Mas, houve alterações de planos, mudei de ideia e resolvi fazer algo diferente; criar uma receita. Peguei numa folha de papel, numa caneta e fui apontando o que ía deitando no alguidar.
Fiquei a pensar, o que vai sair daqui?
Pelo geito saí-me bem, como sempre hehehe!
Transcrevo aqui a minha receita:
Mas antes uma informaçãozinha....
A massa de pão compra-se em qualquer padaria e é económico. 0,5 kg de massa de pão não chegou a 1 €uro.
500 g massa de pão
500 g açucar amarelo
6 ovos
200 g manteiga derretida
1 kg farinha p/ bolos
1 pitada de sal fininho
2 limões (raspa)


+ 1 ovo batido para pincelar.
q.b. açúcar fino com canela em pó


Num alguidar de barro vidrado, (pois que eu sou de opinião que a massa de pão tem que ser feita à moda antiga, utilizando o barro vidrado) junta-se a massa de pão com todos os outros ingredientes, excepto os 2 últimos mencionados.
Mexe-se e bate-se com as mãos, até sentir uma massa elástica.
Tapa-se com cobertores e deixa-se levedar 3 horas.

Ao fim deste tempo, retira-se pedaços de massa e com as mãos enfarinhadas moldam-se biscoitos ao nosso gosto.


Vai a tabuleiro forrado de papel manteiga (que já há à venda) e untado.
Pincela-se com o ovo batido e salpica-se com a mistura do açúcar c/ canela.




Atenção que os biscoitos aumentam de tamanho.
Aqui a 1ª fornada....

E o produto final...
Vai um biscoito com um cafézinho de Viena, cremoso e com um toque de chocolate?

Sem comentários: