sábado, 19 de maio de 2012

Biscoitos da Minha Avó

Comprei um novo Livro de Doçaria Tradicional! já o comprei há uma semana, mas só hoje arranjei um bocadinho de tempo, e sentei-me a vê-lo.
Houve receitas que me cativaram logo de início, fiquei tão cativada que nem acabei de ver o livro, levantei-me a grande velocidade do sofá e fui para a cozinha.
E eis o resultado:
Tem o nome de biscoitos, mas é um bolo feito em tabuleiro e cortado posteriormente aos quadrados.
Não leva gordura nenhuma e foi feito em +/- 30m. Rapidinho, hem?

Ingredientes:
4 Ovos
200 g Açúcar
200 g Farinha (Branca de Neve)
100 g Amêndoa ralada
q.b. Manteiga  (para untar tabuleiro)

Batem-se as gemas com o açúcar, até que fique em creme esbranquiçado e junta-se aos poucos a farinha, a amêndoa e por último as claras em castelo.
Barra-se com bastante manteiga um tabuleiro e, deita-se nele a massa.
Leva-se ao forno quente (190º) e logo que adquira cor, retira-se.
Deixa-se arrefecer (eu não tive paciência para esperar, heheheheh), vira-se sobre um pano limpo, polvilhado com açúcar e corta-se em rectângulos pequenos, ou quadrados (segundo o gosto de cada um).

panelasnofogao.blogspot.com

panelasnofogao.blogspot.com

panelasnofogao.blogspot.com

panelasnofogao.blogspot.com
Esta é a foto da receita.
Ah! mas não fiquei por aqui... voltei ao livro e...zás catrapás... outra receita que me deixou encantada!
A cozinha já estava toda arrumadinha, voltei a desarrumar...valeu a pena!!!

1 comentário:

Marisa disse...

Este também está na minha lista... Vou experimentar sem amêndoa :)