quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A Violência não está só no Matar

A violência está em todas as partes, tanto entre os altamente educados como entre os mais primitivos, entre os intelectuais e entre os sentimentais.
Nem a educação, nem as religiões organizadas tem sido capazes de amansar o homem; pelo contrário, tem sido os responsáveis pelas guerras, as torturas, os campos de concentração e a matança de animais na terra e no mar.
Quanto mais progresso, mais cruel parece tornar-se o homem.
A politica tem-se convertido em gangsterismo. Um grupo contra outro grupo.
O nacionalismo nos tem conduzido à guerra, há guerras económicas, há ódios pessoais, há violência.
O homem não parece aprender nada da experiência e do conhecimento! e a violência prossegue em todas as suas formas.
Que lugar ocupa o conhecimento na transformação do homem e da sua sociedade?
A energia que se tem dedicado à acumulação de conhecimentos, não tem transformado ao homem, não tem colocado um fim à violência.
A energia que se tem investido em milhares de explicações do porque o homem é tão agressivo, tão brutal e insensível, não tem colocado fim à sua crueldade
A energia que se tem gasto em analisar as causas de sua insana destruição, de seu prazer na violência, de seu sadismo, de sua actividade divergente, de modo algum tem feito com que o homem seja mais benévolo e considerado.
Apesar de todas as palavras e os livros, das ameaças e os castigos, o homem continua com a sua violência.
A violência não está só no matar, na bomba, nas mudanças revolucionárias que se produzem mediante derramamento de sangue, é mais profunda e subtil.
O conformismo e a imitação são indicações de violência; a imposição e aceitação da autoridade indicam violência, a ambição e a competição são uma expressão desta condição agressiva, desta crueldade, e a comparação produz inveja com sua animosidade e seu ódio.
Onde há conflito, interno ou externo, aí está o terreno para a violência
A divisão em todas suas formas traz consigo luta e sofrimento.
Todos conhecemos isto: temos lido sobre as acções da violência, as temos visto em nós mesmos e ao redor de nós, temos escutado muito a respeito e não obstante, a violência não terminou.
PORQUÊ?
Porque O Homem é um LIMITADO!
Esta é a minha opinião pessoal

Sem comentários: