domingo, 31 de janeiro de 2010

Enxovalhada

Como sempre, tenho dias que anseio por sair do escritório chegar a casa e isolar-me na minha cozinha , sem ver ninguém e entregar-me aos meus doces tesouros.
Foi o que aconteceu neste dia, mas primeiro passei pela padaria e comprei 0,5 Kg de massa de pão e passei pelo Lidl e comprei várias embalagens de massa folhada.
No meu pensamento já tinha idealizado o que iria fazer.
Há imenso tempo não fazia este bolo, é pouco conhecido e assim aproveito para o postar no blog.
Mas antes de fazer a enxovalhada ainda fiz 2 tabuleiros de Travesseiros de Sintra!
Estão a vê-los?
Ora bem, vamos então à receita:
Ingredientes:
4 ovos
0,5 kg massa de pão
375 g açúcar
200 g de banha de porco
2 colheres (sopa) aguardente
1 colher (café) canela em pó
q.b raspa de limão
Num alguidar (eu utilizo sempre barro vidrado quando um dos ingredientes é massa de pão), bati os ovos e depois juntei a massa de pão, amassando com as mãos e juntando um pouco de farinha .
Adicionei o açúcar, a banha derretida e a aguardente.
Quando vi que a massa estava preparada, aromatizei com a raspa de limão e a canela.
Misturei tudo muito bem.
Untei um tabuleiro com banha e polvilhei-o de farinha.
Deitei a massa e levei-o ao forno 30m exactos a 180 º
Serve-se cortado aos quadrados num prato de servir.








2 comentários:

Anónimo disse...

diz que a enxovalhada é pouco conhecida eu ja a conheco a mais de 50 anos mas a que se fazia na nossa casa era um pouco mais escura mas essa deve estar boa na mesma obrigado por a ter divulgado pois é verdade poucas são as pessoas que a conhecem.

Anónimo disse...

A enxovalhada a recordo quando ainda era criança.....perguntava essa receita pode ser feita com metade da receita quero eu dizer em quantidades?Muito obrigado