quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Tarte de Maçã Desejada

Aqui está a minha tarte, que para quem me conhece e já a provou, é bem este o nome (DESEJADA).
Levou tempo a decidir-me se havia de dar a receita ou não, mas cheguei a uma etapa da minha vida em que tirei a conclusão, de que as coisas boas não são para morrer com a gente!
E tanto a receita aqui discriminada como a própria tarte que foi feita no dia 07/10/2007 , são a minha oferta a umas pessoas muito queridas, em especial a Iria que fez anos no dia 8/10/2007.

Como fazer:
Ingredientes

  • Um rolo de massa folhada ou quebrada
  • 6 ou 7 Maçãs Reinetas
  • 125 g Acúcar
  • 100g Farinha
  • 50 g Manteiga derretida
  • 4 Ovos inteiros
  • 1 gema
  • 2.5 dl Leite
  • 1 saqueta açúcar baunilhado ou uma pitada de aroma de baunilha
  • q.b de Uvas passas
  • q.b. de Pinhões
  • q.b. Açúcar amarelo
  • q.b. Canela em pó
Barra-se com manteiga uma forma de tarte com fundo móvel.


Descascar as maçãs e cortar em fatias para dentro da forma e espalhe.
Sobre a 1ª camada, espalhe um pouco de açúcar amarelo, canela em pó, alguns pinhões e algumas passas de uva.


E volta-se a espalhar mais fatias de maçã em cima desta camada, até encher a forma até ao bordo.

E volta-se a espalhar o açúcar amarelo, a canela em pó, mais pinhões e passas de uva.

Entretanto, prepara-se o creme:

Numa tigela, mistura-se a farinha e o açúcar. Junta-se-lhe a pitada do aroma de baunilha ou a saqueta de açúcar baunilhado, depois os ovos mais a gema, mexe bem.
De seguida, a manteiga derretida e por último, o leite.
E mexe novamente com a colher de pau.
Quando estiver bem misturado, deita-se por cima das maçãs.


Colocar com cuidado para não entornar, a forma no forno.
Fica no forno pelo menos 30m a 40m. 200º ou 225º
(para qualquer bolo, só se pode abrir aporta do forno para qualquer verificação de pois de decorridos 15m!)
Ter atenção quando começar as passas de uva a ficarem tostadas!!! Eu ponho sempre um folha de alumínio a meio da cozedura.
E eis o produto final! Quando sai do forno, costumo "besuntá-la" com compota de maçã.



PARABÉNS IRIA



3 comentários:

Nagama disse...

Parabéns ta linda a tua tarte

Anónimo disse...

Se o sabor for tao bom como o aspecto, deve ser uma delicia...

Anónimo disse...

E eu agradeço que te tenhas decidido a partilhar porque uma coisa que deve ser saborosa como esta merece ser divulgada pelas amigas, ehehehe

E eu um dia vou experimentar, mas antes que te arrependas vou ja copiar a receitinha.