Aqui está a minha tarte, que para quem me conhece e já a provou, é bem este o nome (DESEJADA). Levou tempo a decidir-me se havia de dar a receita ou não, mas cheguei a uma etapa da minha vida em que tirei a conclusão, de que as coisas boas não são para morrer com a gente! E tanto a receita aqui discriminada como a própria tarte que foi feita no dia 07/10/2007 , são a minha oferta a umas pessoas muito queridas, em especial a Iria que fez anos no dia 8/10/2007.
Como fazer: Ingredientes
Um rolo de massa folhada ou quebrada
6 ou 7 Maçãs Reinetas
125 g Acúcar
100g Farinha
50 g Manteiga derretida
4 Ovos inteiros
1 gema
2.5 dl Leite
1 saqueta açúcar baunilhado ou uma pitada de aroma de baunilha
q.b de Uvas passas
q.b. de Pinhões
q.b. Açúcar amarelo
q.b. Canela em pó
Barra-se com manteiga uma forma de tarte com fundo móvel.
Descascar as maçãs e cortar em fatias para dentro da forma e espalhe. Sobre a 1ª camada, espalhe um pouco de açúcar amarelo, canela em pó, alguns pinhões e algumas passas de uva.
E volta-se a espalhar mais fatias de maçã em cima desta camada, até encher a forma até ao bordo.
E volta-se a espalhar o açúcar amarelo, a canela em pó, mais pinhões e passas de uva.
Entretanto, prepara-se o creme:
Numa tigela, mistura-se a farinha e o açúcar. Junta-se-lhe a pitada do aroma de baunilha ou a saqueta de açúcar baunilhado, depois os ovos mais a gema, mexe bem. De seguida, a manteiga derretida e por último, o leite. E mexe novamente com a colher de pau. Quando estiver bem misturado, deita-se por cima das maçãs.
Colocar com cuidado para não entornar, a forma no forno. Fica no forno pelo menos 30m a 40m. 200º ou 225º (para qualquer bolo, só se pode abrir aporta do forno para qualquer verificação de pois de decorridos 15m!) Ter atenção quando começar as passas de uva a ficarem tostadas!!! Eu ponho sempre um folha de alumínio a meio da cozedura. E eis o produto final! Quando sai do forno, costumo "besuntá-la" com compota de maçã.
Sou a Leni
E adoro cozinhar (principalmente doçaria)
Sou casada e mãe de 4 filhotes e trabalho o dia todo num escritório.
Tenho poucos amigos,mas bons.
Fico feliz: em contacto com a natureza, a fazer doces, desenhar, em harmonia com a minha família, enfim, coisas simples.