segunda-feira, 29 de março de 2010

Falcoaria Real

Consideradas a mais nobre das artes cinegéticas, a falcoaria foi apanágio de imperadores, reis e príncipes de todo o mundo.


Falcoeiros de Setecentos, que se fixaram em Salvaterra de Magos, vindos de Valkenswaard - Holanda, para garantirem o bom funcionamento desta Falcoaria, utilizaram aves de rapina, com características distintas, que lhes permitia a caça de diferentes espécies, possível através do alto e baixo voo.

Pombal circular de 8 m, composto por 305 nichos, faz parte integrante da Falcoaria.
Foi outrora utilizado para a criação de pombos, que serviriam de treino e alimento para as centenas de falcões que fizeram parte desta Falcoaria.



video

A história da Real Falcoaria de Salvaterra de Magos, está intimamente ligada à história do Paço Real - Casa de Campo da Coroa, que com o passar do tempo, transformou esta nobre vila ribatejana, num importante centro da vida social e artística da Corte portuguesa.

A fuga da Família Real para o Brasil, com as invasões francesas, foi considerada como o ponto de partida para a degradação e decadência deste Edifício.

Com a República, grande parte dos bens da Coroa foram vendidos em hasta pública, fazendo com que a Falcoaria perdesse as suas funções de origem.

E em Setembro de 2009, terminam as suas mais recentes obras de recuperação, levadas a cabo pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos. E assim, renasce finalmente uma "nova" Falcoaria, com a pompa de outros tempos...

São algumas das várias espécies de aves de rapina, que hoje residem permanentemente na Falcoaria Real, outrora utilizadas pelos monarcas portugueses nas suas pomposas caçadas reais









O quotidiano destas aves em cativeiro, para além de garantir-se que se reuna as condições ideais para o seu bem-estar, respeita-se também o seu lado selvagem.

Diàriamente, estas aves têm a sua hora de treino de voo em liberdade, onde na sua demonstração nos mostram toda a sua perícia na tentativa de capturar a "falsa presa", lançada pelo falcoeiro, responsável pela sua aprendizagem - adestramento.


video


video


video

Informo bloguistas, que esta mensagem ainda não está terminada. Estou "construíndo" aos poucos, como sabem os videos levam muito tempo a gravar p/ o Blog e eu ainda tenho alguns para a composição desta história. Aguardem...